quinta-feira, 6 de junho de 2013


segunda-feira, 27 de maio de 2013

5ª CONFERÊNCIA DA CIDADE, REALIZADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL, CONTOU COM AMPLA PARTICIPAÇÃO POPULAR

No último dia 25/05, durante todo o dia, foi realizada a 5ª Conferência das Cidades em Governador Dix-Sept Rosado, na Câmara Municipal, que teve como principal objetivo fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano, visando construir uma cidade de oportunidades e sustentabilidade.
A 5ª Conferência teve início às 8 horas com o cadastramento dos participantes, dentre eles empresários e lideranças comunitárias, e seguiu até as 15 horas. Cerca de cem pessoas participaram do evento e três delegados foram eleitos após a apresentação da palestra, mesa de debates, discussões em grupos de trabalho e eleição das propostas formuladas pelos mais variados segmentos sociais que se fizeram presentes.
Na programação, o evento, que traz como tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”, foram discutidos projetos estruturantes para o desenvolvimento do município, conforme destacou o secretário de Planejamento Jeoacaz Silveira. “Vamos discutir problemas de forma macro e apontar o que queremos para o futuro da cidade e, para isso, iremos tratar de assuntos como desenvolvimento urbano e regularização fundiária, por exemplo”, afirmou.
Na abertura da 5ª Conferência das Cidades, o Prefeito Municipal, Dr. Anax Vale, fez uma apresentação do plano de governo municipal para o desenvolvimento urbano, destacando diversas obras e atividades empreendidas por sua gestão. Durante o seu discurso, parabenizou a Comissão Preparatória do evento e os integrantes dos diversos segmentos sociais, avaliando como positiva e necessária a participação da sociedade no evento.
Dr. João Paulo Meneses Bezerra, coordenador da Comissão Preparatória da Conferência, que também conduziu momento de debate sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, estimulando as discussões e proposições feitas a partir dos grupos de trabalho, destacou a importância do evento: “Não se faz política sem a participação popular. Não dá para mudar a cidade sem se estabelecer uma agenda de debates com a população. De fato, quem muda a cidade somos nós, e mudamos a cidade por ação e omissão, de modo que participar da conferência é uma forma de agir em prol das mudanças positivas e necessárias. Nesse sentido é que as conferências são espaços privilegiados de participação política, em que a comunidade e os gestores públicos discutem problemas e apontam soluções”.
As propostas definitivas da etapa municipal serão encaminhadas à 5ª Conferência Estadual da Cidade, prevista para o mês de setembro, em Natal. Já a Conferência Nacional deve acontecer nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília-DF.

Ao final do evento foi servido um Coffe Break