sábado, 28 de fevereiro de 2015

Senado pode instalar CPI para investigar contas no HSBC na Suiça

     O Senado pode ter uma CPI para investigar denúncias de irregularidades em contas de brasileiros no banco HSBC de Genebra. A instituição é alvo de inquéritos em vários países, sob suspeita de facilitar a evasão fiscal.
      Quem divulgou o caso foi o Consócio Internacional de Jornalistas Investigativos - (ICIJ), com sede nos Estados Unidos, Hervé Falciani, funcionário do HSBC na Suíça apresentou documentos sobre fortunas depositadas no Banco entre 1998 e 2007, O HSBC teria criado um esquema para acobertar o dinheiro sem que os clientes pagassem os impostos nos países de origem, a estimativa é que 100 bilhoes de dólares tenham sido sonegados em 102 países. O brasil é o 4º em clientes no HSBC em Genebra com 8.667 clientes com 6.606 contas de banco com um saldo total de aproximadamente de 7 bilhões de dólares.
     O Ministério da Fazenda começou a investigar o caso, mas, ainda não tem a lista oficial dos correntistas, agora um grupo de Senadores querem uma CPI para investigar, O Senador Rodolfe Rodrigues do PSOL/AP, autor do pedido da CPI do HSBC já colheu 33 assinaturas, “inclusive mais do que necessário para requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, frisou o Senador”.

Pontos da Investigação da CPI:
·         Crimes de Evasão de divisas
·         Fraudes fiscais

Senador Rodolfe Rodrigues - PSOL/AP