sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Beth Carvalho reclama de uso de sua música em protesto contra Dilma

     A cantora Beth Carvalho foi surpreendida pelas manifestações anti-Dilma de domingo (16), no Rio de Janeiro. O carro de som do movimento Vem pra Rua tocou a música “Vou festejar”, gravada com sua voz. Para mostrar seu “repúdio” e “insatisfação”, ela publicou nota dizendo que o movimento está em “dissonância absoluta” com os seus posicionamentos políticos.
     O samba, composto por Jorge Aragão, Neoci Dias e Dida, foi imortalizado na voz de Beth. “A música ‘Vou Festejar’, gravada primeiramente em 1978, sempre representou movimentos de esquerda e de abertura política como as Diretas Já e o segundo turno de Lula contra o Collor em 1989.”
     Ainda completou: “Acho que o uso de ‘Vou Festejar’ é inclusive uma evidência clara da total despolitização ou intenção de despolitizar do movimento #Vem Pra Rua.”
     A nota, divulgada pela jornalista Conceição Lemes, no site Viomundo, foi escrita pela própria Beth. Segundo a jornalista, um colega de trabalho entrou em contato com ela dizendo que a cantora estava “indignadíssima” com o uso descontextualizado de sua voz.
     A sambista, que é filha de João Francisco Leal de Carvalho (cassado em 1964 pela ditadura militar), é eleitora de Lula e Dilma. Beth ressaltou que sempre esteve ao lado de lideranças políticas como Che Guevara, Fidel Castro, Hugo Chavez, Leonel Brizola e João Pedro Stédile.