quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mel de abelha envasado é o primeiro produto certificado pela prefeitura de Mossoró


     Fortalecer e promover o pequeno criador e agricultor e assegurar a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal são alguns dos objetivos do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (SIM). Previsto pela Lei Nº 3.027, de 16 de maio de 2013, e regulamentado pelo Decreto Nº 4.173/2013, o texto abrange os aspectos industriais e sanitários dos produtos de origem animal, comestíveis e não-comestíveis, seja ou não adicionados de itens vegetais, preparados, transformados, depositados ou em trânsito.
     Durante a abertura da 17º edição da Festa do Bode, que será realizada nesta quinta-feira, 6, às 20h, no Parque de Exposição Armando Buá, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, o governador do Estado, Robinson Faria, o secretário municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Rondinelli Carlos, e representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) entregarão a primeira certificação pela equipe do SIM.
     O produto é o mel envasado de abelha do apicultor Giomar Neves. Morador do projeto de assentamento da zona rural de Mossoró, Boa Fé, a certificação do produto retira o apicultor da informalidade, assegura a questão da saúde e segurança humana e alimentar, além da questão econômica. Com a inspeção e liberação pela equipe do SIM, o empreendedor poderá comercializar o seu produto para programas como o Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA), supermercados e mercadinhos.