quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Situação financeira assusta consumidor inadimplente e provoca adiamento das compras

maquinacalcular

     O consumidor inadimplente está pessimista com sua atual situação financeira e pouco animado em relação ao futuro, além de se mostrar menos propenso a consumir depois de saldar seus compromissos. As constatações são da Pesquisa Perfil do Inadimplente, de abrangência nacional, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Credito) com mais de 1 mil inadimplentes.
     O levantamento apontou aumento expressivo dos entrevistados que consideram pior a situação financeira no trimestre: o percentual passou de 20% no 2º trimestre do ano para 28% no 3º trimestre, enquanto 20% afirmaram que a situação está melhor ante 24% que declararam isso no trimestre anterior.
     Além da piora na percepção atual, é preocupante a redução dos entrevistados que acreditam que a situação vai melhorar nos próximos 12 meses. Apenas 70% esperam por isso ante os 93% entrevistados que esperavam melhoras no 3º trimestre de 2014. 30% esperam que a situação financeira piore ou mantenha-se estável.
     O estudo da Boa Vista SCPC revela queda na intenção dos consumidores em realizar novas compras, após quitarem as dívidas: apenas 15% pretendem realizar novas compras depois de saldar seus compromissos – redução de 6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior – e 85% não pretendem realizar novas compras.