sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Foram iniciadas as Oficinas da Agenda 21 em Governador Dix-sept Rosado

     Nesta quarta feira (02/09/2015) na Câmara Municipal, iniciou-se uma nova fase do Programa Petrobras Agenda 21 na cidade de Gov. Dix-sept Rosado "O ciclo de oficinas de gestão social". O objetivo desta segunda fase é fortalecer e fomentar a autonomia dos fóruns comunitários criados na primeira etapa. As ações contemplam quatro oficinas e um curso de comunicação comunitária, somando 300 horas de capacitação.
     Com o pronunciamento da jovem Jéssica Bárbara Coordenadora local deu-se a abertura da Aula Inaugural, ela falou da importância daquele momento e da efetiva participação do cidadão no processo, "pois só assim teremos uma nova história da comunidade em que está inserida com vistas a um futuro sustentável", destacou-a.
     Em seguida o Presidente da Secretaria Executiva do Fórum da Agenda 21 de Gov. Dix-sept Rosado Sr. Jeoacaz Gomes Marques da Silveira (Kaká Silveira), destacou a importância dos parceiros envolvidos, pois sem eles com certeza dificultaria o andamento, citou como exemplo, a Câmara Municipal através do Presidente Sr. Genivaldo Felipe da Silva que sempre atencioso cedeu os espaços da "Casa do Povo" para realização de reuniões, eleições e agora como as oficinas, "Muito obrigado Presidente, mesmo o país em dificuldade, o Senhor vem e mostra que é possível fazer um esforço para que este trabalho não pare", o Presidente encerrou o pronunciamento agradecendo as demais Secretarias e entidades envolvidas.
     As comunidades abrangidas pelo Programa Petrobras Agenda 21 participarão de quatro oficinas de gestão social: produção textual; empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária; elaboração de projetos e estruturação de pessoa jurídica. A capacitação se complementa com o curso de comunicação comunitária, que trará noções básicas de comunicação, técnicas e produção, edição e difusão de informações. Todo o processo de capacitação será feito até junho de 2016.
     Esta segunda fase do programa busca estimular o desenvolvimento de habilidades e competências dos participantes para que façam a disseminação de novos valores e práticas em seus espaços e contextos sociais. 
     Estiveram Presentes na Aula Inaugural: O Sr. Gilberto Freire da Silveira Secretário da Juventude, Cultura e Desporto, Sra. Dona Zileide Rodrigues do Vale Costa Secretária da Assistência Social, Sra. Dona Maria Lucia de Oliveira Secretária de Meio Ambiente, Sr. Expedito Paulo Pereira Filho Secretário de Educação e do Presidente da Câmara Municipal o Sr. Genivaldo Felipe da Silva.

Jéssica Bárbara e Kaká Silveira

Jéssica Bárbara Coordenadora Local da Agenda 21

Kaká Silveira Presidente do Fórum da Agenda 21 Comunitária

Jéssica Bárbara realizando a entrega do Material didático

Momento da abertura com Andrea da Integratio

Fiama Andrade , Jéssica Bárbara, Andrea e Kaká Silveira

Parceiros Participantes

Integratio, Petrobras, Secretaria Executiva, Câmara Municipal e Secretários da Prefeitura